junho 29, 2007

E viva o Vitórrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrria...!



junho 18, 2007

Domínio temático – Probabilidades; Geometria / Capacidade matemática – Raciocínio
ESFERAS PERFUMADAS E PROBABILIDADES
Existem diferentes maneiras de perfumar uma casa. Uma delas é impregnar com perfume esferas de madeira especial e espalhá-las pela casa.
Algumas dessas esferas são comercializadas em caixas de forma paralelepipédica e pintadas com duas cores diferentes. As esferas são habitualmente todas iguais e estão arrumadas nas caixas, sem espaço entre elas.
As esferas tangentes têm cores diferentes.
Na imagem, é possível observar uma das vistas laterais de qualquer das caixas.

1. O Pedro comprou uma dessas caixas, com 15 esferas. Ao retirar uma das esferas da caixa, reparou que era branca. Qual é a probabilidade de isso acontecer?
2. As caixas têm, no máximo, 30 esferas. Em algumas dessas caixas, a probabilidade de retirar uma esfera preta é 0,5. Quantas esferas podem conter as caixas para que isso aconteça? Justifica a tua resposta.

junho 15, 2007

Ontem cerca das 23 horas e 45 m passou na rtp2 um programa intitulado “História do 1”
Tratou-se de um documentário sobre números. Destaque, natural, para o 1 e também para o zero. Programa bem produzido, bem realizado e bem apresentado. Programa de qualidade, humor e rigor. O zapping tem destas coisas. Quantos não passarão despercebidos por falta de informação e divulgação da própria estação de televisão. O facto de não ter começado a ver do princípio levou-me, hoje, a uma pesquisa no site da RTP. Nada encontrei referente ao programa...

junho 08, 2007

REPETIÇÃO
“…é como na Matemática…é fundamental a repetição. Sem repetição de exercícios…”
(Parte de uma intervenção de uma mãe/encarregada de educação, professora de Inglês, numa reunião onde participei como encarregado de educação)

Meter a foice em ceara alheia presta-se à asneira.
A analogia com a matemática pretendia legitimar e reforçar um argumento relativo à disciplina de Inglês. Ouvi em silêncio e, em silêncio, fiquei esclarecido. Em pleno XXI é deprimente ver uma mãe que pressiona a escola na formatação da filha à boa maneira de antigamente, Idade Média incluída!
Sem pretender alongar-me, entendo referir que a tese da senhora não é bom presságio para o futuro matemático da sua educanda, neste momento em pleno terceiro ciclo do ensino básico. Defender a rotina e desprezar a qualidade do ensino e da aprendizagem, a criatividade, o sentido crítico e a autonomia é revelador de uma mentalidade pequenina.
Pequenina e pretensiosamente douta.

junho 05, 2007

Seja x a medida do comprimento de um rectângulo de área 18 cm quadrados. Determina o valor exacto da área a sombreado.

junho 02, 2007


junho 01, 2007

A maior riqueza de um país, são as imensas reservas de inteligência existentes nas amplas camadas populares, que só podem revelar-se numa atmosfera de progresso. Entrevista de António Aniceto Monteiro ao «Portugal Democrático» (Brasil), nº32, 1960.
Novo livro de Jorge Buescu:
O Fim do Mundo Está Próximo?
Este é um livro sobre matemática. Para quem a entenda está reservado um prémio: a compreensão profunda das questões, a verificação de que coisas que pareciam completamente distintas partilham, afinal, relações profundas e a percepção de que o conhecimento humano não está dividido em compartimentos estanques.
Este livro é um mosaico de temas matemáticos distintos, por vezes relacionados. No entanto, seja sobre o sudoku, as TAC, como ganhar no totobola, o fim do mundo, os grilos, os chuveiros ou o sexo e a banha da cobra, a matemática tem sempre surpresas para revelar. É esse o seu encanto, é essa a sua beleza.
+ info... aqui