
março 22, 2008
março 18, 2008
Sabe-se que:
1) o peso de 3 maçãs e duas laranjas é 255 gr;
2) o peso de 2 maçãs e de 3 laranjas é 285 gr;
3) Todas as maçãs pesam o mesmo, e todas as laranjas pesam o mesmo.
QUAL É O PESO DE UMA LARANJA E DE UMA MAÇÃ JUNTAS?
(Agenda APM, 2007/08)
Sugestão para professores: Creio que equacionar o problema e resolver o sistema é o caminho mais óbvio, à partida...No entanto, atendendo ao que é pedido, não necessitamos de saber qual o peso de cada peça de fruta, mas sim o peso conjunto de uma maçã e de uma laranja, podemos optar por uma resolução mais simples e menos formal, que não exige conhecimentos de sistemas de equações. Assim o problema pode ser dado aos alunos do 7º e do 8ºano...:)
março 16, 2008
O código secreto de um grupo de alunos é um número de três algarismos distintos e diferentes de zero. Descobre o código com as seguintes informações:
123 Nenhum algarismo é correcto;
456 Um só algarismo correcto na posição certa;
612 Um só algarismo correcto, mas na posição errada;
547 Um só algarismo correcto, mas na posição errada;
843 Um algarismo correcto na posição certa.
123 Nenhum algarismo é correcto;
456 Um só algarismo correcto na posição certa;
612 Um só algarismo correcto, mas na posição errada;
547 Um só algarismo correcto, mas na posição errada;
843 Um algarismo correcto na posição certa.
(Agenda da APM -2007/08)
março 15, 2008
março 14, 2008
março 10, 2008
março 07, 2008
março 04, 2008
Novidade!
Banco de Itens para os três ciclos do Básico e para o Secundário.
Enche a tua mochila...aqui!
Banco de Itens para os três ciclos do Básico e para o Secundário.
Enche a tua mochila...aqui!
fevereiro 29, 2008
fevereiro 26, 2008
OURI
+ aqui: ludicum
O OURI, sendo um jogo muito simples alia a capacidade de aceitar e seguir uma regra, o desenvolvimento da memória, a agilidade de raciocínio, o gosto pelo desafio e a construção de estratégias pessoais, a par de um enorme prazer que este tipo de jogos proporcionam, constituindo assim um importante factor de crescimento emocional e social.
Assim, este projecto visa despertar o interesse e fomentar o gosto do aluno para a Matemática, bem como desenvolver capacidades, em contextos lúdicos.
O OURI, sendo um jogo muito simples alia a capacidade de aceitar e seguir uma regra, o desenvolvimento da memória, a agilidade de raciocínio, o gosto pelo desafio e a construção de estratégias pessoais, a par de um enorme prazer que este tipo de jogos proporcionam, constituindo assim um importante factor de crescimento emocional e social.
Assim, este projecto visa despertar o interesse e fomentar o gosto do aluno para a Matemática, bem como desenvolver capacidades, em contextos lúdicos.
fevereiro 09, 2008
fevereiro 08, 2008
janeiro 28, 2008
janeiro 20, 2008
dezembro 29, 2007
DESAFIO/PROBLEMA/...
Comprei dois relógios, um caro e um barato. O caro custou 200 euros mais do que o barato. No conjunto paguei 220 euros. Quanto custou o relógio barato?
No desafio de ontem:
Podemos considerar a palavra QUADRADO numa perspectiva geométrica, mas para resolvermos o problema colocado é necessário recorrer à perspectiva aritmética ...
Quatro é o quadrado de 2...
dezembro 28, 2007
dezembro 27, 2007
dezembro 26, 2007
Alteração ao que escrevi ontem.
Segundo o Público on-line foi hoje anunciado pelo CCB que o Museu Colecção Berardo, instalado no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, vai continuar a ter entrada gratuita em 2008.
:)
Segundo o Público on-line foi hoje anunciado pelo CCB que o Museu Colecção Berardo, instalado no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, vai continuar a ter entrada gratuita em 2008.
:)
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