fevereiro 28, 2010


fevereiro 23, 2010

Problema Gave 10ºano
A Rita e a Inês são amigas. A Rita mora em Vilalta e a Inês mora em Altavila. Certo dia, saíram de casa à mesma hora. A Rita deslocou-se de Vilalta para Altavila, e a Inês de Altavila para Vilalta, utilizando a única estrada que liga as duas localidades Ambas fizeram o percurso a pé.
Admite que:
• a estrada que liga Altavila a Vilalta tem 18km
• a Rita se deslocou a uma velocidade constante de 5km/h

• a Inês demorou mais 54 minutos do que a Rita a chegar ao seu destino.
A que distância estava a Rita de Altavila, quando se cruzou com a Inês?

fevereiro 22, 2010

Série nº4 do GAVE 10ºano.

fevereiro 19, 2010

Estudo de funções quadráticas do tipo

1) A influência do parâmetro a ...

A utilização do geogebra permite, com a ferramenta SELECTOR, uma exploração interessante em sala de aula. Colocados os ggbês no moodle o pessoal, descarregando do geogebra, pode experimentar em casa, fazer pequenos relatórios...

Problema.

Alguns alunos não têm computador, outros não têm acesso doméstico à internet (sendo, nos tempos que correm, difícil de assumir publicamente, em particular na presença de colegas)

Alternativa 1: Usar os pcês da escola (cre)
Alternativa 2: Dado que quase todos os alunos possuem uma ti 84 ou nspire ou casio cfx8750...segue-se por essa via. Na imagem ao lado exemplifica-se uma utilização pré-selector ao serem escritos entre chavetas vários valor a atribuir ao parâmetro a.

2) Equation editor...

...as expressões foram escritas...aqui. Gravadas como imagem (png) e inseridas no blogue.



fevereiro 18, 2010



fevereiro 16, 2010

"Não vamos entrar nos negócios das escolas", assegura o responsável da empresa. Com uma excepção: para a Parque Escolar reverterão 50 por cento das receitas auferidas pelas escolas com o aluguer de espaços (pavilhões e campos de jogos) ao exterior (Público on-line)

fevereiro 15, 2010

Sambinha xarroque
Um terço
de
vinte mil

A mon avis, deux sortes d'esprit existent en mathématiques : l'esprit géométrique et l'esprit algébrique. Il y a cent ans, les deux types d'esprits cohabitaient sans problèmes insurmontables.

Benoit Mandelbrot

fevereiro 14, 2010



fevereiro 10, 2010


csi-bairro da kamarinha-
Durante uma investigação policial, foi encontrado um indivíduo morto numa sala com temperatura ambiente constante. O médico legista tirou a temperatura do corpo às 23.00horas e esta era de 30ºC. Uma hora depois voltou ao local e tirou novamente a temperatura do corpo constatando que esta era agora de 28º. Sabendo que a temperatura de um corpo é dada expressão f(t)=c.e^(At), onde c e A são constantes, t pertence a [0,24], e a temperatura média de um corpo normal é de 37ºC, determina um valor aproximado da hora em que o indivíduo morreu.

fevereiro 06, 2010


fevereiro 05, 2010

Entro na lojinha de jornais e revistas e deparo-me com uma simpática velhota a quem pergunto se tem a revista LER. Afável, a venerável anciã, disse-me que não, nem sabe se recebe, mas que, de manhã, tinha recebido a... playboy! wild old girl, man!

fevereiro 03, 2010

TIM 10 #3

A questão 1.2 devia, na minha opinião, ter outro enunciado. Evitava-se a atribuíçao de 40% (4*10%) da cotação ao desnvolvimento de casos notáveis da multiplicação. A componente técnica tem um peso excessivo na cotação. Creio que seria mais importante, num primeiro TIM do Secundário uma valorização dos conceitos e das ideias. A alínea 1.2 passava, por exemplo, a ter o seguinte enunciado: " Verifica, recorrendo a processos analíticos, se o ponto médio de [CD] pertence à mediatriz de [AD]" O conceito de (equi)distância, ou seja o essencial, está presente.

As substâncias radioactivas desintegram-se perdendo massa em função do tempo.
O carbono 14 é um material radioactivo, utilizado na datação de fósseis e achados arqueológicos. Esta substância permanece estável num organismo enquanto ele está vivo, deixando de haver reposição a partir da sua morte, iniciando-se assim um processo de decréscimo da quantidade de carbono 14 no organismo considerado, admitindo-se que a quantidade existente respeita a seguinte expressão:
Q(t)=Q0.e^(-0,000121.t)
Q – quantidade de material radioactivo em função do tempo t, em anos.
a) Calcula a semivida do carbono 14 (período de tempo que a quantidade inicial demora a reduzir-se a metade)
b) Considera a equação 1/4=e^(-0,000121.t) . Explica o seu significado no contexto do problema.
c) Realizou-se uma descoberta arqueológica onde foi encontrado um organismo com 53mg de carbono 14. Sabe-se que um exemplar vivo desse organismo possui 350mg dessa substância. Que conclusões se podem tirar acerca do tempo que decorreu desde a morte desse organismo?
d) Um fóssil com 20 000 anos foi encontrado contendo 12mg de carbono 14. Que quantidade desta substância teria antes de morrer?
(adaptado Espaço 12 MatB)

fevereiro 02, 2010

TIM 10 #2 A inesperada questão 3.2 contraria o programa em vigor. Reabilita o conceito da "Matemática pela Matemática" o qual (concorde-se ou não) estava banido dos programas e respectivas reformulações. Não tendo saído do ME nenhuma (re)orientação programática deveremos considerar que a série de problemas e exercícios propostos pelo GAVE se sobrepõe à lei (Programa)?

fevereiro 01, 2010