dezembro 30, 2009

dezembro 29, 2009

Exame 23 - Informação GAVE 9ºAno
Exame 635 - Informação GAVE 12ºAno - Matemática A
exame 735 - Informação GAVE 11ºou 12º Matemática B

dezembro 28, 2009


dezembro 27, 2009

ENTRE LES MURS

A TURMA

De Laurent Cantet

Baseado num romance de François Bégaudeau

Actor principal: François Bégaudeau

França; Paris 2008

Luso-descendentes, magrebinos, franceses, malinianos, franceses das Antilhas. Apenas convergem no tempo e no espaço. A heterogeneidade racial e social está na base de todas as divergências, da insolência, do confronto e da intolerância. Estes aspectos são transversais ao filme e constituem uma das preocupações centrais do professor-protagonista que passa uma parte de cada aula a gerir conflitos. Um professor (de Francês) só. Literalmente só, no meio de tanta gente (sobretudo colegas e alunos). Privilegia o diálogo e procura permanentemente estabelecer pontes e consensos convicto que este é o procedimento certo para gerar a empatia, entre os intervenientes no processo educativo, necessária à aprendizagem.

A Turma, aquela turma, é o retrato da escola. Não existem outras turmas, nem outros conselhos de turma nem são necessários para o cerne da questão. As tensões que ocorrem n’ A Turma, são representativas e verificam-se entre alunos, entre o professor e os alunos, entre os professores e entre alguns elementos do conselho de turma (presidido pelo director da escola e que inclui os alunos-delegados de turma) e os restantes elementos do conselho disciplinar. Aliás, a questão disciplinar é dominante.

Não existe empatia entre professores e a única proposta de articulação entre professores/disciplinas é rejeitada pelo professor-protagonista. Não são conhecidos ou apresentados projectos extra-curriculares. Não ocorreu uma única visita de estudo, nem uma única ida à biblioteca. Clube de rádio? Torneios desportivos? Nada. Tudo omisso! Onde está a escola inclusiva?

Não é um filme moralista, nem pretende ser. Dentro da sua ficção emerge um realismo não gratuito que promove a reflexão do espectador. Mostra um professor empenhado, competente e com fragilidades, nunca o coloca num patamar de modelo, de referência, nem põe em causa a sua dignidade profissional. Mostra um director (representante do poder?) banana…pateta no seu cinzentismo. Mostra...

O final do filme deixa-nos a pensar…Vejam-no e, se quiserem digam-me a vossa opinião, a vossa interpretação desse diálogo final…pode ser que divirja da minha. ;)

Trailer no Youtube: aqui

Ficha técnica no Movie database: aqui

Parabéns, Manel!

dezembro 24, 2009




dezembro 23, 2009

1000 não é muito

dezembro 22, 2009


dezembro 20, 2009


dezembro 19, 2009

dezembro 18, 2009

Num dia em que a descendência chegou, pela segunda vez este período, à nota suprema num teste de Geometria Descritiva...
:)

dezembro 13, 2009

Questão saída num exame nacional do 12ºAno

Um baralho de cartas completo é constituído por cinquenta e duas cartas, repartidas por quatro naipes de treze cartas cada: espadas, copas, paus e ouros. De um baralho completo extraem-se sucessivamente e sem reposição, duas cartas. Qual é a probabilidade de pelo menos uma das cartas extraídas não ser de espadas? Apresenta o resultado na forma de fracção irredutível.


dezembro 10, 2009

No Graphmatica em busca de uma representação minimamente esclarecedora, numa perspectiva gráfica, da função f.
Numa primeira representação, um U...!?
Quando xis tende para mais infinito...f(x) também parece tender claramente para mais infinito.
Numa segunda representação, a escala do eixo das ordenadas foi modificada (o y varia entre 0 e 800000). Continua a aparecer a configuração da letra U, mas a simetria...!?
Terceira alteração da janela de visualização...
surpresa?!
Quarta alteração...xis entre 0 e 50 e y entre -10 e 20000000 (vinte milhões, 2vezes 10 elevado a 7).Haverão mais surpresas...?
Uma exponencial e uma polinomial

dezembro 09, 2009

uma quadrática e uma exponencial

(clica na imagem para ampliar)

dezembro 08, 2009

f(x)= 2^x
g(x)=5^x

dezembro 07, 2009



dezembro 06, 2009




dezembro 03, 2009


dezembro 02, 2009

Sábado não me apeteceu...hoje fui espreitar!