outubro 16, 2010

Os Ranking's valem o que valem e os do ensino básico não valem nada!
Veja-se um exemplo aqui publicado.
I. No Secundário também se comparam realidades distintas. Nas escolas a percentagem de alunos com Matemática A, Matemática B, História da Artes e da Cultura,...não é a mesma. As escolas têm disciplinas diferentes consoante a sua oferta e têm diferentes números de alunos por área. Nos ranking's essa diferença esbate-se.
II. Citando Rui Santiago co-autor do livro "Um olhar sobre os Rankings": "É muito mais difícil e, por isso, mais louvável uma escola pegar em miúdos carenciados e fazer com que acabem o secundário, mesmo que com 10 valores, do que um colégio privado de renome conseguir que os alunos tenham uma média alta". Além disso, num universo exclusivamento público, muitas escolas recebem alunos que não são admitidos noutras, tidas como de referencia no imaginário comunitário, porque o histórico classificativo dos alunos indicia que, no fim de ciclo, poderá haver uma influência negativa nos ranking's.
As privadas são outro mundo. Consta-se que algumas delas têm uns subterrâneos pouco abonatórios...
III. O que é facto é que eles existem. Têm falhas, fragilidades e erros resultantes de realidades cuja comparação não é fiável. E irritam! Como existem e têm ampla divulgação eu aproveito a onda e faço uma leitura que me convém. A Escola Secundária D.João II foi a única que subiu no ranking (do secundário), no conjunto das escolas de Setúbal com mais de cem exames realizados.

Sem comentários: