abril 26, 2010

problema 1
"Não estou a perceber nada disto" (João)
Mesmo após uma leitura minimamente atenta alguns alunos tiveram dificuldade em perceber o que lhes era pedido.
Uma aluna resolveu a 1.1 no quadro, foi interrompida várias vezes:
"Onde é que tu vais buscar o princípio?"
"Como é que sabes isso?"
As dúvidas esclarecem-se de um modo que me agrada.
Agora e só agora, depois de umas anulações de matrícula, é possível haver mais qualidade de aprendizagem, melhor comunicação,...
Apenas duas alunas se revelam quase 100% autónomas na resolução. Outros bons alunos, desabafam antes, durante e depois. Agitados e empenhados. Trocam ideias, seguem pistas, argumentam e contra-argumentam. Formam-se, espontaneamente, grupos de trabalho.
" o a é o diâmetro" (1.3)
"Pois, porque a distância entre P e Q é igual a a"
"Não, não é!"
"Afinal, o que é que é o a?"
"Stor, não percebo nada da 1.3" [dezespero e último recurso]
Os primeiros quinze minutos da aula serviram para rever alguns tópicos teóricos que sabia serem necessários. Assim possibilitava uma resolução mais escorreita e autónoma. No entanto, apesar de uma razoável dinâmica de trabalho, a aula chegou ao fim com apenas metade das alíneas concluídas.
Auscultação final, para tomar o pulso à malta:
"Stôr, que dor..."(Maria)
"Tou mesmo lixado...tive muitas dificuldades na 1.3" (Jorge)
"Achei mais ou menos fácil" (SaraT)
"Upa upa puxadote" (vários alunos)
"...difícil..."(PedroB)
"Não fiz quase nada, não estava com vontade de trabalhar" (Rob's)
Amanhã há mais!
;)

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