janeiro 30, 2009

começa...aqui!

Diogo, tímido e preguiçoso, voluntário à força, foi ao quadro e começou por escrever x ao quadrado+….

…Reacção imediata de alguns colegas…

Corrigiu o que tinha escrito para x * 2+20 …

Pausa

Hesitação

Empurrãozinho…x*2+20<50

Equivalente 2x menor q 50-20

Equivalente 2x menor q 30 Equivalente

Equivalente x menor que 2/30

tumulto... apagado rapidamente...

Retomou…x menor q 30/2 Equivalente

Equivalente x menor 15......................ufffff

Ok, agora falta a resposta…!

Joana: "Isso é canja…"

Cuidado com o excesso de confiança, vais enganar-te!

Vou, vou,…]-infinito, 15[ (Joana no quadro)

Bom, -100 pertence ao intervalo, não pertence?

Sim

O que é que x representa?

(Nuno) representa a linha...

(outros alunos) a medida do lado…

Pode tomar o valor -100?

Pois..., nepes!

Então…!?

]0,15[ sem dúvida…

(Luana) o número um pertence a esse intervalo, mas com essas dimensões não é possível desenhar o triângulo…

Agitação…

Impaciência generalizada (bolas nunca mais acaba…, há sempre mais qq coisa…)

(Luana) [10,15[…

Não percebi…

Não percebi…

Porque 10, Luana?

Porque é metade da medida da base…

(Luana) Isto assim dá gozo…

Olhares aflitos, braços no ar…

Ainda não percebi…

Eu, já!

Eu, não!

Ah, já…!...ok!


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