novembro 18, 2004

Bom…eu vi na parede: losangos, rectangulos à volta dos losangos.
Mais……o stôr tem com cada uma!...tem a certeza k é pedagógico?
Bom….quadrados no candeeiro….e uma coisa k não é um quadrado…PORK N TEM ANGULOS RECTOs!aha eu sei…mas k tem 4 lados.e axo k mais nada…so rectângulos no resto da foto.
Té kinta stôr…eu sei escrevo muito mal mas é mais forte k eu.boas aulas .


Email enviado por uma aluna


Resposta

Se podes olhar, vê.
Se podes ver, repara.

Livro dos Conselhos, citado por J. Saramago no Ensaio sobre a Cegueira

1- No Programa de Matemática B do Ensino Secundário, 10º Ano, é explicitamente referido nas indicações metodológicas que "devem ser utilizados exemplos concretos como barras de tapetes de Arraiolos, azulejos, mosaicos (como os de Conímbriga) ou padrões geométricos africanos (sipatsi, lusona, etc.)".
2- A aluna ao questionar-me sobre o carácter pedagógico do trabalho proposto representou, sem o pretender, o cidadão comum, para o qual Matemática é sinónimo de CONTAS. Esta noção além de profundamente redutora, perpetua de geração em geração uma ideia errada da Matemática.
3- Predomina, nos diversos ciclos do básico e do secundário, uma perspectiva excessivamente centrada na algebrização da Geometria que teima em se perpetuar de geração em geração de docentes da disciplina de Matemática.
4- O primeiro período do décimo ano marca a transição do básico para o secundário. Novas dinâmicas, outras exigências. Os alunos devem adaptar-se ao novo ciclo de ensino, devem continuar a interrogar e a questionar-se sobre o que os rodeia de forma que compreendam a realidade envolvente.

Sem comentários: