A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) aplaude o enunciado do exame de Matemática A do 12.º ano realizado nesta terça-feira por 47 237 alunos. Faltaram à prova 4332 estudantes que se tinham inscrito.
Segundo a SPM, o exame teve “um nível de exigência semelhante” ao realizado no ano passado, mas na prova desta terça-feira o nível de dificuldade das questões foi “mais homogéneo, não havendo perguntas nem demasiado fáceis, nem demasiado difíceis”.
A SPM frisa também que “a distribuição do nível de dificuldade das várias questões permite a distinção dos bons alunos, possibilitando também que o aluno médio, que se tenha preparado devidamente, obtenha uma classificação que reflicta adequadamente o seu nível de conhecimentos”. No entanto, acrescenta, “ para o aluno médio a extensão da prova poderá ser um pouco maior do que o que seria recomendável.”
No exame existem quatro questões que “ajudam a selecionar os bons alunos”. São elas a questão 8 do Grupo I (números complexos) e as questões 2.2 (probabilidades), 5 e 6 (funções)do Grupo II
Globalmente de acordo.
Mas,
"A SPM aplaude..." soa-me mal por diversos motivos. (Adiante!)
e
discordo totalmente de usar uma escolha múltipla para seleccionar os bons alunos, sobretudo porque exigia demasiado cálculo englobado num aspecto específico. A pergunta "tá gira" mas, uma vez inserida no Grupo I, favorece a escolha aleatória e desvirtua a análise dos resultados.
A extensão da prova é prejudicial para todos os alunos.