dezembro 18, 2010

PISA 2010



Mestres funcionais na pátria de Alvar Aalto.
No PBS Europe (Novembro 2010, VU Amesterdam), portugueses, holandeses, turcos e húngaros falam dos seus problemas. A indisciplina é factor comum, em diferentes escalas mas é referido. E os finlandeses? Não têm problemas para colocar em cima da mesa, para partilhar? Silêncio. Reuniram entre si e, no dia seguinte, apresentaram o que consideram ser um problema: a falta de entusiasmo dos seus alunos. Está no seu código genético e cultural executar o que é pedido e ponto final.
No PISA 2010 permanecem no topo (são os primeiros nas Ciências e segundos na Leitura e na Matemática) mas desceram alguns pontos relativamente ao anterior PISA. Imagino-os preocupados e a agir.
Relativamente a Portugal, é significativa a subida nos três campos: a Matemática (+21), no domínio da leitura e compreensão (+17) e nas Ciências (+19).
Haverá relação entre estes resultados e os Planos de Leitura (PNL) e da Matemática (PAM)? A resposta tem que ser técnica e não política.
No PISA participaram 6298 com idade de 15 anos (a frequentar o 7º e o 11º). Os testes têm a duração de 120 minutos. As questões não são centradas em aspectos curriculares específicos.
Na guerra dos sexos, as raparigas ganham na leitura (com folga, +38ptos) e nas ciências (à tangente, +4ptos). Na Matemática, vitória masculina (+12pontos)
Não deixem de espreitar...aqui!

Sem comentários: