setembro 22, 2010

"Quantos são os números ímpares com três algarismos?"
A jovem D começou com 111, 333,...
Confrontada com outros ímpares com três algarismos, mostrou intenção de efectuar a contagem um a um...e continuou, determinda, a escrita dos ímpares: 101,103, 105,...
Não virou a cara ao trabalho, nem desistiu da tarefa. Entre espanto e aflição, avançou com o sofrimento: "são tantos..."
Ponho travão na empreitada.
"Quantos números ímpares existem com 1 único algarismo, ié, entre 0 (incl) e 9(incl)?"
(caos)
(travão no caos)
vamos lá ver: 0,1,2,3,4,5,6,7,8,9
quantos algarismos estão ....
NOVE nove NOvE noVE , eu disse primeiro, não fui eu....
(caos)
(travão -com saudades de uma aula ao 12º como no ano passado-)
vamos contar...
temos então dez algarismos, destes metade são ímpares...
e com dois algarismos, quantos números existem?desses quantos são ímpares?
(recomeça o caos)
A jovem D refila e continua a escrever números: 113, 115,119,...isso é muito complicado 119, 121, eu gosto que coisas difíceis, 123, 125, não me importo de ter trabalho, 127...
(...)

1 comentário:

Anónimo disse...

E se coligisses estes textos em que descreves brilhantemente "aqueles" momentos que nos ficam na alma? dava uma boa brochura!
Um abraço