julho 07, 2010

Politiquês
Economiquês
Eduquês
Birrês
Um artigo no Expresso foi quanto bastou para uma acesa contenta num nicho da blogosfera.
1) A imagem ao lado acompanha um dos post's. Irritante e inconsequente, faz alusão a uma questão que terá saído numa prova de aferição do 6ºano, tendo-se tornado elemento de prova de um sector crítico.



A questão é consensualmente elementar, mas não é apenas 5+2. Qualquer aluno devia, à partida, responder com uma perna às costas... Não é, no entanto garantido, que todos alunos estejam INTERESSADOS em responder a esta ou a qualquer outra questão. Nem provavelmente estariam caso a Prova fosse um Exame.
2) Não creio que o autor do artigo no Expresso tenha, de facto, um conhecimento concreto do trabalho que se desenvolve numa sala de aula e de toda a envolvente comunidade educativa adjacente. Tal como não terá, por não ser professor, qualquer retorno informação vindo de ex-alunos, alguns dos quais, agora, economistas e engenheiros a exercer em empresas (nacionais e internacionais) para os quais a Matemática do básico e do secundário não constituíu um obstáculo, bem pelo contrário, ao sucesso que alcançaram.

3) As tricas na blogosfera assumem uma dimensão quase pessoal, plena de deselegâncias e soberba intelectual, que se sobrepõem ao debate de ideias e que o anulam.



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