janeiro 22, 2010

A problemática das Rotundas

A circulação rodoviária nas rotundas obedece a regras (quem diria!). Diariamente, a caminho da escola, verifico que o número de transgressores é elevado. Hoje, entre anónimos, um jeep da GNR, cheio de GNR's comportou-se como um anónimo condutor e asneirou. (apeteceu-me passar uma multa ao chui) Ainda era de manhã cedo. Após o almoço podiam ir distraídos.
Uma rotunda não é um carrocel, mas ás vezes parece. Felliniano, logo, grotesco. São raras as vezes que por lá passo sem rosnar. Nas tricas entre automobilistas, civilizados parecem ser os genuínos canitos.
Na imagem ao lado, estão representados dois veículos A e B e duas saídas numeradas. (já aqui faltava a deformação profissional) Fará sentido, B ir na faixa de fora (mais afastada do centro da circunferência) quando pretende sair em 2? E se A estiver à sua esquerda e pretender ir para a saída 1, circulando na faixa de dentro? Imagine-se um veículo C a entrar, em 1, na rotunda. Se A quiser ir para 2 e o fizer, como deve, por dentro, isso permite que C vá entrando na rotunda, facilitando a circulação, facto que é inviabilizado se for na faixa de fora. Grrrrr...






Sem comentários: