junho 02, 2009

Segundo fontes que considero credíveis, a formação contínua de professores do primeiro ciclo, na área da matemática está a ser um modelo de concepção e organização, com bons resultados, isto é, as boas práticas têm tido reflexos positivos nas aprendizagens dos alunos.Tal se deverá à qualidade do trabalho desenvolvido pela coordenadora do projecto, Ana Paula Canavarro (Professora auxiliar na Universidade de Évora).

Não conhecendo bem a realidade da matemática no primeiro ciclo e tomando como representativa a informação de que disponho, creio que a formação de professores é algo de bastante necessário atendendo à formação de base de muitos professores. Em causa estão reconversões de licenciados em Educação Física em professores do primeiro ciclo (resolve-se ou disfarça-se um problema e criam-se outros…) tal como estarão em causa alguns institutos e escolas superiores, cujo grau de preparação e exigência não parece ser o mais adequado. Por estas e por outras, não assumindo a origem do problema, se tentou legislar no sentido da prova de ingresso na carreira.

Sem comentários: