maio 29, 2009

Haver um plano para a matemática é melhor do que não haver nenhum plano.
(começo com uma quase Lapalissada)
Alguns dos aspectos do plano da matemática revelaram-se francamente positivos em determinados níveis (acompanhamento, recursos, trabalho em equipa, partilha de experiências com professores de outras escolas, Área de Projecto ou EA atribuídos à matemática,...) mas ainda longe do sucesso no que respeita ao resultados alcançados pelos alunos, no terceiro ciclo. Quando me refiro aos resultados penso em aspectos de natureza cognitiva, penso na capacidade de resolver problemas (alguns dos quais em ambientes de geometria dinâmica p.e.) e não exclusivamente nas classificações obtidas nos exames ou nos testes intermédios (que parecem ser feitos para proporcionar notícias deste tipo...).Não sendo da responsabilidade directa do plano da matemática ou dos seus executantes no terreno, os resultados dos alunos ficam aquém dos desejado. O plano falha no principal. Falha (e continuará a falhar) apesar do empenho da DGIDC e dos professores. Sendo sempre possível corrigir, melhorar e optimizar aspectos internos, o grande problemas reside nas carências económicas e culturais de muitas famílias (muitos são os alunos que não as possuem minimamente estruturadas) e nos múltiplos estímulos superficiais e fúteis, remetendo a aprendizagem da matemática para o fim da lista de prioridades. Muitos alunos prescindem da matemática porque os resultados nas outras disciplinas têm-lhes permitido "passar" de ano ou porque o peso do exame não intimida.
O que me incomoda na notícia é o seu carácter redutor e propagandista.
O que me incomoda na notícia é que insinua que só agora é que se faz formação contínua de professores (recordo-me bem da participação com vários colegas de grupo numa acção sobre Geometria com recurso ao Cabri Geometrie em 1990 ou 91 na ESE de Setúbal), das inúmeras sessões não contabilizadas e dos momentos em que um esclarecimento ou uma troca de ideias permite percorrer novos caminhos.
O que me incomoda na notícia é que esta atribui a responsabilidade exclusivamente aos professores (essa trupe que necessita de um manual do aplicador)
O plano falhou porque não evoluímos socialmente.
O plano falhou porque não evoluímos economicamente.
O plano falhou porque não evoluímos culturalmente.

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