março 11, 2009

(…)
x=2 e x=3, com estas raízes posso chegar a uma condição que lhes deu origem: y=x^2-5x+6 podemos confirmar através de vários processos, vamos utilizar o geogebra!
Desafio: Escolham dois valores para x que eu escrevo uma condição…
Francisco: 1 e 4 ( hesita, olha de viés…) não, escolhe -1 e 4 (sorri)
Avanço para x^2-3x-4…
O Francisco não desiste, fala com o colega do lado (João)…-100 e 100 (sorriso-provocação)
(por dentro sorrio eu…raízes simétricas…)
Geogebra…y=x^2-10000
Francisco: hehehe… não aparece nada…
O geogebra é uma ferramenta “à maneira”…movimentar os eixos coordenados e…zás, aparece o que estava fora da janela de visualização…
Peço à Sara para intervir…
Muito tímida tem receio, hesita….
Tento colocá-la à vontade, digo-lhe que a pressão está do meu lado…
Avança para x=2 e x=8…
x^2-10x+16,
Mais ou menos neste momento, começo a “passar a bola para o outro lado”…
O Zé avança para x=-1 e x=7
Alguns alunos procuram um padrão nas situações anteriores…
Para ajudar, coloco as parábolas com diferentes cores e diferentes traços…(o geogebra, automaticamente, actualiza a cor da expressão analítica)
(…)
A Sara não anda longe…
O Diogo, desconfiado, pergunta-me se faço sempre da mesma maneira…
Digo-lhe que o procedimento é o mesmo em todas as situações…
Mantém-se desconfiado,
Brinco com ele, tranquilizo-o referindo que não sou bruxo e que magia é só quando ponho o turbante…(que ficou em casa…) lol
A Anaísa tenta, mas comete um erro…
O Victor acerta no processo…
Nice
Muitos andaram a apanhar bonés…
Meia dúzia empenharam-se no desafio…
Acertou um dos mais baldas!
Fixe

1 comentário:

Unknown disse...

Adoro estas descrições das aulas! Isto, para mim, é o melhor que nós temos quando estamos com os alunos. E as que leio aqui no Vizir são sempre tão bem descritas que até estou a vê-los.
Vou ter saudades ...
Um abraço
Lúcia