maio 09, 2008

Tópicos para uma primeira abordagem do quadrado de um binómio.
Confrontar os alunos com duas resoluções, uma correcta e outra errada, de, p.e., (x+3)^2 . . .
Informar os alunos que um dos desenvolvimentos está certo...
Solicitar que escrevam a expressão da área de um quadrado cuja medida do lado é dada pela expressão x+3
Solicitar que indiquem as expressões das áreas desse quadrado decomposto (a demonstração usual...)
Concluir...
Propor o desenvolvimento de (x+5)^2 e de (2x+3)^2...
Funcionou bem! Sem necessidade de recorrer às novas tecnologias, os alunos envolveram-se no desafio. Creio que o modo como o desafio foi lançado fomenta a dúvida e leva os alunos a procurar um parecer sustentado...a ter uma opinião e não apenas um palpite!Também serve o propósito de mostrar que nem tudo o que, à priori, parece (mais lógico e mais correcto) é!

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