janeiro 12, 2007


Ao entrar no site ludicum.org com a intenção de procurar informações sobre os CNJM, deparei com o nome José Sousa Ramos. Prioridades invertidas, segui para o link com o seu nome. Desde 1997 ou 98 que seguia com interesse as suas ideias, expressas no seu WebSite, sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática. Ideias vanguardistas, não necessariamente consensuais mas loucas e utópicas, prenhes da paixão pelo ser humano e pela Matemática. Ideias que precisam de um mundo melhor para se tornarem exequíveis. Ideias que exigem que se subam patamares ao nível da mentalidade vigente. Ideias que, num outro sentido, podem, elas próprias constituir um valioso contributo para a nossa evolução colectiva.
Quando tive conhecimento que o Prof. Sousa Ramos iria dar uma aula/palestra no ProfMat de Portimão, em 1999, a minha agenda ficou condicionada e não me arrependi. A sala encheu-se para ouvir a sua dissertação apaixonada e livre. A palestra, Da complexidade da Natureza à complexidade da Matemática, foi extremamente interessante.
Ao entrar no site ludicum.org dei-me conta do falecimento prematuro do Professor José Sousa Ramos. Li o tributo que lhe prestou o Prof. Paulo Almeida e o testemunho comovente de um seu ex-aluno. Não deixem de os ler!

Prof. José de Sousa Ramos (1948-2007)

Sem comentários: