junho 06, 2006

Tópicos relativos a uma realidade

-“ O que é que ambicionas para o futuro?”
-“ Ganhar o Euromilhões!”


MANUAIS ESCOLARES
AMBIENTE SOCIAL

MENSAGENS SUBLIMINARES

Imagens de...

- Veleiros de luxo e de competição
- Motas e carros de alta cilindrada
- Windsurfistas

Perpetuam um imaginário de telenovela e futilidade
Contribuem para a distorção do real.
Permitem manter a malta distraída e ocupada com realidades inatingíveis (para a esmagadora maioria…)
Fomentam a vacuidade cultural
Aniquilam, à partida, conexões e ideias matemáticas importantes.
Constituem um insulto para a maioria do povo luso. (independentemente da maioria perceber o insulto ou não…)

Manuais escolares de Matemática que incorporam e promovem uma realidade falsa.
A escola, ao adoptá-los, legitima-os nas suas múltiplas vertentes.

Num país evoluído este assunto seria uma questão relevante.
A publicidade nas ruas…e em todo o lado…
A televisão…
As revistinhas de adolescentes…
As rocalhadas/popalhadas…e…os MANUAIS ESCOLARES!
Todos no mesmo (mau) sentido.

Continuamos a afastar-nos do que é essencial.

1 comentário:

Terrible disse...

em relação aos manuais, concordo plenamente. Não sei como é que são os livros dos outros anos, mas os do 10º são mesmos maus. Problemas que não se adequam à realidade (do género, nasceram 9,5 bebés...) e problemas ou equações cujos enunciados não estão de acordo com as soluções (as soluções estão certas mas os enunciados são impossiveis...). Como diz o meu stor de matemática, as pessoas que os escreveram são uns...(deixo o resto à sua descrição =P)