novembro 12, 2004

A semana está a terminar!
-Registo um contacto por e-mail com a representante dos Encarregados de Educação do décimo E. Pela primeira vez tive retorno do uso das novas tecnologias ao serviço, neste caso, da direcção de turma.

-Entreguei aos alunos uma cópia do art.23 da Portaria nº550-D de 21 de Maio.

-Coloquei uma folha a circular pelos professores da turma com o objectivo de fazer o ponto da situação ao nível de comportamento e aproveitamento.

-Foram poucos os alunos que me entregaram o trabalho sobre “geometrias e geómetras ao longo dos tempos...”. O André intitulou o trabalho do seguinte modo: “OS TÓTÓS da GEOMETRIA”. Humor no título para um bom conteúdo.

-Soube que um aumento súbito de tensão orçamental (hipertensão orçamental) levou um ministro a uma visita à urgência hospitalar. Coisas que acontecem nas Finanças.

-Uma olhadela por um jornal desportivo, enquanto bebia café, conduziu-me a uma efeméride Vitoriana. Faz hoje 35 anos que o Vitória efectuou “uma exibição quase perfeita” frente ao poderoso Liverpool. A imperfeição esteve ao nível da concretização facto que permitiu que os ingleses apenas fossem derrotados por 1-0, golo do Fernando Tomé. Na segunda mão o VFC perdeu 3-2, mas apurou-se para a ronda seguinte.

-A utilização do Geometer’s Sketchpad, não é novidade, ultrapassa o domínio exclusivo da Geometria. A exposição/exploração do conceito de limite segundo Heine tem no GSP um poderoso auxiliar! De facto, Carlos, um LABORATÓRIO de MATEMÁTICA é assunto para retomar...
-A jovem Lina merece parabéns. 17 no teste de Matemática! Deixou a segunda melhor nota à distância de cinco valores. Curiosamente desperdiçou alguns pontos em questões particularmente elementares. Na escola comenta-se informalmente a capacidade dos jovens de leste, a rapidez com que se integram e aprendem o português e os bons resultados que quase todos alcançam. Sabendo-se que não é uma questão de inteligência, porque é que os jovens tugas não têm percentualmente tão bons resultados? Será uma questão de capacidade de concentração e trabalho?

Sem comentários: