outubro 15, 2004

1. A nova disciplina de Matemática do ensino Secundário – MATEMÁTICA B- permanece envolta em dúvidas que ainda não consegui dissipar.
No segundo período será leccionado o capítulo de FUNÇÕES. A questão que coloco diz respeito à obrigatoriedade do uso de calculadora gráfica –recurso tecnológico obrigatório na Mat. A e no anterior programa cujo código do exame era o 435-. Sendo uma disciplina bianual os alunos deveriam ter, no final do 11ºano, um exame nacional à disciplina. No entanto coloca-se no horizonte uma nebulosa, porque pouco clara, possibilidade de opção, por parte dos alunos, quanto ao exame de formação específica a realizar. Assim, os alunos escolheriam entre Geometria Descritiva e Matemática B. Esta indefinição quanto à questão do exame é determinante para a recomendação da aquisição de uma calculadora gráfica, a qual deve ser feita com alguma antecedência atendendo ao seu considerável custo –no mínimo cerca de 100euros- de modo a acautelar a gestão financeira de cada agregado familiar.
Já nem falo das questões de carácter metodológico inerente à existência de exame nacional...
Remeto este assunto para a instância superior à qual compete a clarificação da situação. As escolas não são responsáveis por regras pouco claras e muitas vezes definidas e alteradas em pleno funcionamento do ano lectivo.

2. Os cursos de
S@ber+ - iniciação, consolidação e aprofundamento- estão a chegar a chegar ao fim em virtude do corte de verbas definido pelo Ministério da Educação. O sucesso destes cursos pode ser testemunhado pelos muitos adultos que os frequentaram nas várias áreas –TIC, Matemática para a Vida e Oficinas de Leitura e Escrita -. Estes cursos auxiliaram muitos a ajustar contas antigas consigo próprios, fruto de decisões erradas quando jovens e com o destino que os empurrou prematuramente para o mundo do trabalho, afastando-os cedo demais da escola.
Em Dezembro acabam! Lamentavelmente.
Triste país...

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