setembro 09, 2004

Fotografia de Arl
Para a mena, a madalena, a cila e o nuno.
A Comissão de Horários encerra amanhã a segunda fase da elaboração dos mesmos.
Para trás ficaram cerca de dez manhãs em Julho, dez dias em Agosto e outros tantos em Setembro. Estimo cerca de 140 horas de trabalho partilhado por uma equipa de cinco elementos em permanente empatia.
O modelo semi informatizado obrigou a inúmeras alterações manuais, de modo que fossem optimizados os recursos humanos e materiais envolvidos. Como caloiro nestas andanças de horários, achei interessante o jogo de articular alunos, professores e salas., obedecendo e conjugando obrigações de carácter legal (horários de alunos sem "furos" em cada turno, não entrarem às 8.25 e saírem às 18.40, etc, etc,....) com pedidos específicos de professores (relacionados com a sua saúde, família, ...) com salas pré-definidas para certos departamentos e disciplinas e com as opções feitas pelos alunos.

Fazer horários -fazer bons horários!- é extremamente difícil e requer capacidades específicas e objectivas. Como em todas as actividades existem pessoas com mais perícia que outras. E assim chego à Madalena! Uma base de dados inteligente com profundo conhecimento das variáveis em jogo, com memória, intuição e interminável capacidade de trabalho. Chapéu!

"Só este trabalho de minuciosa lavra, em traiçoeira brenha, não contado com o resto, havia de ser, não principescamente, não regiamente, mas imperialmente pago."
Mário de Carvalho


.

Sem comentários: