novembro 26, 2005

Os países ditos desenvolvidos representam actualmente 19% da população mundial.
Este número será, previsivelmente, 16% em 2025 e 13,5% em 2050.

novembro 25, 2005


FotoGeometria


Casa da Música - Porto

novembro 24, 2005

"Há uma correlação, amplamente documentada à escala mundial, entre pobreza e altos índices de natalidade. Em países pequenos e grandes, capitalistas e comunistas, católicos e muçulmanos, ocidentais e orientais - em quase todos estes casos o crescimento exponencial da população abranda ou pára quando desaparece a miséria opressiva. É a chamada transição demográfica. A longo prazo, é do interesse urgente da espécie humana que em todos os da Terra se alcance essa transição demográfica. Por isso é que ajudar outros países a tornarem-se auto-suficientes é não só uma questão de elementar decência humana, mas também do interesse das nações mais ricas que podem prestar a ajuda. Uma das questões centrais no que respeita à crise populacional mundial é a pobreza. "

Carl Sagan
Biliões e Biliões
Gradiva

novembro 22, 2005

Curva logística ou SIGMÓIDE ( pela forma de S alongado)

Regista a fase de crescimento forte até ao ponto de inlfexão, a partir do qual de inicia a fase de travagem do crescimento. Nesta curva o ponto de inflexão tem coordenadas (98,844 ; 6,2) o que permite dizer que foi em finais de 1998 que a referida travagem começou a ocorrer e que nesse momento a população mundial era composta por 6,2 biliões de pessoas.
A expressão P(t) diz respeito à população mundial desde 1900, representando t o número de anos após 1900. trata-se de um modelo matemático definido a partir de elementos estatísticos. Permite, por exemplo, calcular a população em 1950 e prever a população em 2010.
Naturalmente, em cada ano que passa, o modelo pode ser actualizado em função do valor real da população mundial nesse mesmo ano.

A construção de um modelo semelhante e o correspondente estudo da função definida pode ser efectuado por estudantes do 12ºAno.


novembro 21, 2005

Como evoluirá o crescimento populacional?

novembro 20, 2005

A edição de 19 de Novembro do Le Monde (edição internacional) inclui uma entrevista a Jean-Claude Chesnais. Trata-se de um demografo e economista, director do Ined (instituto francês de demografia) e a sua opinião constitui um bom pretexto para retomar os post’s no Vizir.
O gráfico que apresento foi construido no Excel com base em dados encontrados do site do INED, diz respeito à evolução da população à escala planetária. Este gráfico baseia-se num modelo matemático, pois a recolha de dados estatístico não se fazia, de forma sistemática, e com objectivos de estudo e análise antes do séc. XIX. Esse modelo permite igualmente fazer previsões para o futuro.
O crescimento exponencial da população é particularmente evidente. As projecções para as próximas décadas (barras azuis no gráfico) mostram que o crescimento continuará. Já pensaram nas consequências deste enorme crescimento?