novembro 28, 2013

mater 2013


novembro 24, 2013

novembro 21, 2013

novembro 15, 2013

Debate sobre o novo Programa de Matemática A

Caros colegas,

A APM, no âmbito da discussão das Metas Curriculares e  Programa do Ensino Básico promoveu o debate possível no curto tempo disponibilizado e contribuiu sempre com pareceres nessas discussões, embora tal não tenha tido qualquer eco.

Estamos agora confrontados com algo similar para o Ensino Secundário, e concretamente para o programa de Matemática A. O nosso Grupo de Trabalho para esse nível de ensino já se está a debruçar sobre a atual proposta e não queremos prescindir de, pelo menos, um debate mais alargado. Apesar do tempo tão escasso que temos, vimos convidar-vos para participarem no debate que vamos realizar.

Quarta-feira, dia 20 de Novembro na biblioteca da Escola Secundária Camões, em Lisboa, às 18 horas.

O debate será moderado pelo nosso colega Paulo Correia, professor do ensino secundário no agrupamento de escolas nº 1 de Alcácer do Sal. Haverá uma primeira ronda de intervenções a cargo de um painel de convidados, seguida de debate aberto aos presentes. O painel será constituído por: Adelina Precatado, professora do ensino secundário na escola anfitriã; Jaime Carvalho e Silva, coordenador da equipa que elaborou o programa atualmente em vigor; Miguel Abreu, presidente da SPM, Lurdes Figueiral, presidente da APM; um elemento da equipa autora desta proposta (convite feito mas ainda não aceite).

É muito importante a presença de um número alargado de professores para que a participação da APM nesta consulta pública resulte efetivamente de um debate entre professores.

Estamos a desenvolver todos os esforços para podermos fazer uma transmissão online deste debate e, se tal se vier a concretizar, divulgaremos na página e no facebook da APM o link que tornará possível segui-lo. Além disso, qualquer professor que queira enviar o seu contributo para esta reflexão poderá fazê-lo para o email da direção da APM: direccao@apm.pt

A direção

novembro 10, 2013

CEM

novembro 06, 2013

Mat_A_10

Questão saída num teste do 10ºano
Um aluno apresentou a resolução que se segue:
o que pensou nem sempre foi (matematicamente) escrito de modo correcto, mas no reduzido universo dos que responderam à questão, o seu raciocínio foi distinto dos demais. Giro! 


novembro 04, 2013

Shakuntala Devi

Imagine alcançar, em menos de meio minuto, no resultado da multiplicação de 7.686.369.774.870 com 2.465.099.745.779. Seria capaz? Shakuntala Devi foi e por isso o seu nome está eternizado no Guinness e a sua memória é hoje lembrada com um doodle que a Google dedica a grandes personalidades, feitos e efemérides.

Shakuntala Devi faria 84 anos - Mundo - Notícias - RTP

Shakuntala Devi faria 84 anos - Mundo - Notícias - RTP

Hannah